top of page

TENHO MEDO DA DOR DO PARTO

Sentir medo do parto é mais comum do que você imagina. Aprenda a resignificar a dor e livre-se desse sentimento

hand-person-girl-woman-hair-photography-

Como se não bastasse estar com a cabecinha cheia de dúvidas e receios com relação a maternidade que se aproxima, várias gestantes ainda têm de lidar com outro bicho de sete cabeças: o medo do parto e de várias coisas relacionadas a ele, principalmente a dor. O Parto Normal ABC quer te ajudar a derrotar cada uma das sete cabeças desse bicho e transformá-las em um ursinho de pelúcia que você pode acolher e resignificar!

DOR É RELATIVA

A dor é relativa de inúmeras formas: depende do seu nível individual de sensibilidade a dor e também de como você está no momento em que a sente e também do contexto em que ela é envolvida. Por exemplo, se você gosta de tatuagens, sabe que pode sentir dor, mas enxerga o propósito final como algo que vale a pena. Agora, se você machuca sem querer aquele mesmo lugar, a dor pode ser maior e mais sentida, já que não houve um propósito. Quando você faz exercícios físicos e fica com o músculo dolorido é diferente de quando você dorme em uma posição ruim e acorda com dor no mesmo lugar. Sentir dor é muito diferente de sofrimento. 

DIFERENÇA ENTRE MEDO DA DOR E TACOFOBIA
 

Qualquer mulher pode apresentar essa fobia, mas é mais comum em mães de primeira viagem ou naquelas que tiverem experiências negativas em gestações anteriores, com muita violência obstétrica envolvida. 

É importante lembrar que ansiedade, preocupação com a saúde do bebê e o sucesso do parto são perfeitamente naturais, ainda mais aliados com as mudanças emocionais provocadas pelas alterações hormonais do período. Mas a tocofobia é bem diferente: as mulheres podem apresentar crises de ansiedade fortes, vômitos excessivos, pesadelos, depressão, choro constante etc. Em uma sociedade como a nossa, de cultura cesarista, na qual a via de nascimento através de uma cirurgia é vista como um evento seguro e o parto vaginal é considerado arriscado e apenas para as “corajosas”, é comum que as mulheres desenvolvam a tocofobia. 

VOCÊ TEM MEDO DA DOR DO PARTO? CONVERSE COMIGO!
 

QUER MAIS INFORMAÇÕES/RECEBER NOVIDADES SOBRE GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO?

Obrigado! Em breve entraremos em contato!

bottom of page