top of page

MANUAL PARA TENTANTES: O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER ENQUANTO ESTIVER TENTANDO ENGRAVIDAR

Ginecologia natural, autoconhecimento, MOB, alimentação, acupuntura e outros recursos para você engravidar mais rápido

 

Chamamos de “tentantes” ou de “praticantes” as mulheres e os casais que decidiram que chegou a hora de gestar e ter um bebê. Para alguns, o processo é simples e rápido, e não requer nenhum tipo de preparo: basta parar de usar métodos contraceptivos e deixar acontecer, sem pressão, sem expectativa, e em pouco tempo o resultado positivo tão esperado é confirmado. Para outros, pode demorar um pouquinho mais e para outros, bem mais. É uma caixinha de surpresas e tem uma série de fatores que determinam quanto tempo vai levar entre a interrupção do(s) método(s) contraceptivo(s) e a concepção.

 

Segundo uma pesquisa feita com gestantes dA Casita em 2019, aproximadamente 20% delas demoraram mais de um ano para engravidar a partir do momento que decidiram se tornar mães. Pensando nisso, o Parto Normal ABC preparou um MANUAL PARA TENTANTES com o que deve e com o que não deve ser feito, além de alguns métodos que podem aumentar a fertilidade naturalmente para que o dia tão esperado chegue mais rápido.

mulher tentante tentando engravidar pens

COISAS QUE UMA TENTANTE PODE FAZER

 

  • Parar de usar métodos contraceptivos hormonais (pílula, DIU, injeção, etc.) e/ou métodos contraceptivos não-hormonais (camisinha, DIU de cobre, prata, coito interrompido, diafragma, etc.)

  • Informar a sua/o seu ginecologista/obstetra sobre a sua decisão e seguir a orientação dela/dele. Caso você ainda não tenha um(a) de confiança, indicamos as profissionais dA Casita.  

  • Pesquisar sobre a cobertura do pré-natal e parto que o seu plano de saúde oferece e também sobre reembolso. Aproveitar para se planejar financeiramente para arcar com os custos da maternidade é o ideal.

  • Se ainda não acompanhava, é hora de começar a acompanhar diariamente o funcionamento do seu corpo e a observar o seu ciclo menstrual. Ele é regular ou irregular? Qual a duração dele? Quando começa e quando termina o seu período fértil. Caso você tenha qualquer dúvida, não hesite em perguntar para o seu/a sua ginecologista. Abaixo, falaremos mais sobre Ginecologia Natural e MOB (Método de Ovulação Billings), duas abordagens que poderão te ajudar a entender melhor o funcionamento do seu corpo e assim, saber quais são os dias com maior probabilidade para engravidar. 

  • Adotar uma rotina com hábitos mais saudáveis.
     

  • Ter uma dieta balanceada, com alimentos que contenham os nutrientes necessários para que a sua produção hormonal esteja de vento em poupa. Abaixo falaremos mais sobre quais alimentos ingerir para aumentar a fertilidade.

  • Fazer atividades físicas que melhorem o funcionamento do seu metabolismo e também te proporcionem bom humor e bem-estar.

  • Atualizar o caderno de vacinação, principalmente as vacinas que não podem ser tomadas durante a gestação, como a de sarampo por exemplo. 

  • Recorrer a métodos saudáveis e com embasamento científico que ajudem a controlar a ansiedade, a harmonizar mente e corpo e, principalmente, que contribuam para o autoconhecimento e para o autocuidado, essenciais para esta fase de transição. Por exemplo: psicoterapia, psicanalise, acupuntura, etc. Existe um tratamento de acupuntura especial para aumentar a fertilização. 

  • Continuar a trabalhar, a estudar e a tocar os projetos que te edifiquem como profissional e como pessoa. Da mesma forma, continuar a ter momentos e atividades de lazer, junto aos amigos, colegas e familiares, focando sempre no prazer e descanso pessoal e em aproveitar bem cada momento. Viva o presente. 

  • Por último, mas não menos importante (e o mais gostoso também): transar muito! Não apenas para engravidar, mas principalmente para curtir essa nova fase de liberdade, sem contraceptivos, sem limites, com um quê de “última lua de mel”. Deixe-a o mais prazerosa possível, sem encarar o sexo como uma obrigação, porque quanto menos ansiedade e pressão, melhor. Acredite de verdade que tudo acontece no tempo certo, relaxe e goze!
     

casal sexo casal tentante.jpg

COISAS QUE UMA TENTANTE NÃO PODE FAZER

 

  • Usar métodos contraceptivos, sejam eles hormonais ou não. Para evitar a transmissão de DST’s nessa fase, recomenda-se que tanto homem quanto mulher estejam com os exames em dia.

  • Se alimentar mal e abusar de hábitos que comprometem a saúde e o funcionamento do metabolismo, como açúcar, gordura, álcool e cigarro sem moderação.

  • Abandonar atividades que te dão prazer, a não ser que seja por motivos de força maior (como por exemplo economizar).

  • Ficar obcecada com a concepção e torná-la o único objetivo da sua vida e não um de seus projetos. Pensar o tempo todo nisso te deixará ansiosa e ansiedade atrapalha diretamente a fertilidade.

  • Transar apenas com dia e horário marcados, tornando algo que é prazeroso uma obrigação sem graça. Quando o homem se sente ansioso, frustrado e pressionado, pode haver uma diminuição na produção de testosterona e, consequentemente, na produção de espermatozoides. A ansiedade também atrapalha o ciclo menstrual. Ou seja, transformar o sexo em algo mecânico e metódico não traz nada de bom. Faça com amor e curta o momento, sem expectativas. Simples assim!

COMO A GINECOLOGIA NATURAL PODE AJUDAR NA PERCEPÇÃO E ATÉ MESMO RECUPERAÇÃO DA FERTILIDADE

 

O princípio básico dessa abordagem é a recuperação da autonomia da mulher sobre o próprio corpo. Desta forma, as mulheres são incentivadas a se observarem e se conhecerem melhor do que qualquer médico ou exame poderia fazê-lo, além de utilizar de recursos naturais para tratar de algumas doenças.

 

É mais do que anotar o dia do início da menstruação em aplicativos para celular. Trata-se de uma percepção diária de todas as mudanças físicas e comportamentais que nós mulheres passamos ao longo do mês, para entender melhor sobre como funciona o nosso ciclo menstrual. Pode demorar um pouco para que o ciclo menstrual volte ao normal após a interrupção da pílula, por exemplo, e podem ter alguns efeitos que chamamos efeitos rebote, como o aumento da oleosidade da pele e dos cabelos - e consequentemente da acne - e uma TPM exagerada, mas é só dar tempo ao tempo que tudo se encaixa e logo a mulher passa a conhecer exatamente o seu ciclo e descobrir qual é o seu período mais fértil. Existem técnicas que usam a fitoterapia para limpar o útero e prepará-lo para uma possível gestação (vaporização do útero/banho de assento), e outras podem ainda auxiliar no tratamento de endometriose, uma das principais causas de infertilidade feminina. 

 

muco cervical.jpg

CONHEÇA O MÉTODO DE OVULAÇÃO BILLINGS


"Este é um conhecimento que toda mulher deveria saber", disse Evelyng Billings, cocriadora do método para mapear a fertilidade de forma natural chamado Método de Ovulação Billings (MOB). A base deste método é o reconhecimento do período fértil através da percepção da vagina (seca, úmida, molhada ou escorregadia), da observação da textura e aparência do muco cervical (líquido, cremoso ou elástico) e da temperatura corporal (que aumenta 1º grau durante o ovulação). 

 

Quando a vagina está seca e a temperatura não passa de 36°C, geralmente logo antes e logo depois da menstruação, a mulher não corre o risco de engravidar. Pouco menos de uma semana depois, a vagina vai ficando cada vez mais úmida e secreta um líquido de consistência cremosa: é sinal que o óvulo está prestes a ser liberado. Em seguida, quando a vagina começa a ficar bem escorregadia, com uma secreção brilhante e elástica, semelhante à clara do ovo, a temperatura sobe para 36,5°C ou mais por causa do aumento do estrogênio - olá, período fértil, seu lindo! Parece simples, mas exige muita observação até ‘pegar o jeito’, por isso a dica é fazer um acompanhamento com um especialista no método pelo menos no começo. É bom lembrar que muitas mulheres não têm o ciclo regular e que fatores externos, como a alimentação e, principalmente, o estresse, podem gerar períodos não ovulatórios e/ou fazer a mulher ovular mais cedo ou mais tarde, por isso não dá para simplesmente marcar no calendário e esperar o próximo mês. 

MOB
apple-person-people-girl-woman-white-125

QUAIS ALIMENTOS AJUDAM A AUMENTAR A FERTILIDADE?

 

Os alimentos que aumentam a fertilidade são aqueles que ajudam a produzir os hormônios sexuais e a estimular a formação dos óvulos e dos espermatozoides e que são ricos em:

 

ZINCO

 

O que é: mineral essencial na saúde reprodutiva do homem e da mulher
Onde encontrar: ostras, carnes, frutas secas, gema de ovo, centeio e aveia


VITAMINA B6
O que é: aliada do zinco na produção dos hormônios sexuais
Onde encontrar: couve-flor, agrião, banana e brócolis

ÔMEGA 3 E 6
O que é: ácidos que não são produzidos dentro do corpo e ajudam a equilibrar o ciclo menstrual
Onde encontrar: peixes gordos, sementes e óleos vegetais;


VITAMINA E

O que é: vitamina essencial para melhorar a saúde dos óvulos e dos espermatozoides
Onde encontrar: sementes de girassol

ÁCIDO FÓLICO

Tomar ácido fólico não ajuda a engravidar, no entanto, diminui o risco de malformações na medula espinhal e cérebro do bebê, como espinha bífida ou anencefalia, assim como problemas na gestação, como pré-eclâmpsia e parto prematuro. Os médicos recomendam começar a tomar ácido fólico antes de engravidar porque muitas mulheres possuem carência desta vitamina, sendo necessário iniciar a suplementação antes da concepção. Isso acontece porque, normalmente, os alimentos não são suficientes para oferecer as quantidades necessárias de ácido fólico na gravidez e, por isso, a gestante deve tomar suplementos multivitamínicos.

O ácido fólico é um tipo de vitamina B pode ser tomado diariamente em forma de comprimidos, mas também através da ingestão de vegetais, frutas e cereais, como espinafres, brócolis, lentilhas ou cereais, por exemplo.

151026-F-IF502-028.JPG

ACUPUNTURA PARA AJUDAR A ENGRAVIDAR

 

Que os benefícios da acupuntura para a nossa saúde física e mental já foram comprovados cientificamente, todo mundo sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é que ela é uma ótima aliada para quem está tentando engravidar. A prática provoca o aumento no fluxo sanguíneo na região do útero e dos ovários; liberação de um neuro-hormônio chamado de β-endorfina que auxilia a regular os hormônios do ciclo menstrual; reduz o estresse através da liberação de serotonina, o que é extremamente benéfico já que quanto mais estresse e ansiedade, maior a dificuldade de engravidar.

CONTATO

wh.jpg

Para mais informações e/ou agendar uma consulta, clique no ícone abaixo

para enviar uma mensagem via WhatsApp

Ou se preferir, deixe o seu número abaixo que entraremos em contato! 

Obrigada! Entrarei em contato em breve :)

bottom of page