top of page

QUEM É QUEM NA EQUIPE HUMANIZADA?

Veja quais profissionais fazem parte da equipe humanizada no trabalho de parto/parto/pós-parto e qual o papel de cada um

casita1.png

Ilustração: A Casita

PROFISSIONAIS QUE PODEM ATUAR NA EQUIPE HUMANIZADA

GINECOLOGISTA E OBSTETRA

 

Médico(a) com especialização na área de Ginecologia e Obstetrícia, também chamado apenas de obstetra ou de "GO". Realiza acompanhamento pré-natal, atende partos normais e cesáreas e também qualquer complicação relacionada a gravidez, abortamento, pós-parto, contracepção, enfim, à saúde da mulher como um todo.

 

ENFERMEIRA OBSTETRA OU OBSTETRIZ (PARTEIRA)

A enfermeira obstetra é uma profissional graduada em Enfermagem com especialização na área de Obstetrícia. Já a obstetriz é uma profissional graduada em Obstetrícia (a única instituição que oferece essa formação no Brasil é a USP Leste). Ambas as profissionais são plenamente capacitadas para atender partos normais em que não haja complicações, sejam hospitalares, domiciliares ou em casas de parto. No hospital, atua juntamente ao médico obstetra, devendo sempre acioná-lo se houver alguma intercorrência. Também auxilia no pós-parto, podendo orientar em relação à amamentação e aos cuidados com o recém-nascido.

DOULA


É uma mulher que não necessariamente precisa ser da área da saúde, capacitada para dar suporte emocional à gestante/parturiente/puérpera. Durante o parto, faz massagens, ensina técnicas de relaxamento e respiração, sugere posições que podem ser mais confortáveis, lembra a mulher de se alimentar e se hidratar, orienta e acalma o(a) acompanhante. Estudos científicos comprovam que a presença da doula durante o trabalho de parto reduz as taxas de cesariana, diminui a necessidade de analgesia e de fórceps, diminui a duração do trabalho de parto, diminui o número de intervenções médicas desnecessárias e aumenta os níveis de satisfação da mulher sobre sua experiência de parto. Os convênios não cobrem a atuação da doula, podendo a mulher contratar e pagar à parte. Algumas instituições possuem doulas voluntárias e existem também profissionais que atendem por valores populares quando a gestante encontra-se em situação de vulnerabilidade.

 

ANESTESISTA

Médico(a) especialista que realiza a anestesia, ou seja, medicamentos para bloqueio da dor. O tipo de anestesia vai depender do tipo de parto, do desejo da mulher e das condições de saúde do binômio mãe-bebê.

NEONATOLOGISTA


Médico pediatra especializado em atender bebês recém-nascidos. É o profissional responsável em avaliar o bebê assim que ele nasce, realizar os primeiros exames, medir, pesar e, se necessário, instituir tratamentos. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OBSTETRA E ENFERMEIRA OBSTETRA?

MANUAL DO PARTO: CONHEÇA TODAS AS FORMAS DE NASCIMENTO

EQUIPE HUMANIZADA NO PARTO HOSPITALAR

Para o parto hospitalar é OBRIGATÓRIA a presença de um(a) médico(a) ginecologista e obstetra e de um pediatra neonatologista para os primeiros cuidados com o bebê. A equipe de plantonistas geralmente contam com o auxílio de auxiliares de enfermagem.

No parto hospitalar humanizado, recomendamos que você contrate uma equipe de confiança formada por, no mínimo:

- um(a) médico(a) ginecologista e obstetra humanizado

- uma enfermeira obstetra ou uma obstetriz

- uma doula (que pode ser contratada à parte, já que a doula presta serviços unica e exclusivamente às gestantes, sem ter nenhum vínculo com clínicas ou maternidades)

Você pode optar por contratar um pediatra neonatologista de confiança da equipe humanizada ou então ser assistido por um plantonista do hospital. O mesmo vale pro anestesista. Lembrando que o parto humanizado incentiva o mínimo de intervenção possível, mas também o bem-estar da mulher, então quem irá decidir se quer ou não anestesia é ela.

EQUIPE HUMANIZADA NO PARTO DOMICILIAR

No parto domiciliar, não é obrigatória a presença de um médico(a) ginecologista e obstetra. A presença de duas enfermeiras obstetras (ou obstetrizes) é mais do que o suficiente para assistir ao parto e também oferecer os primeiros cuidados ao recém-nascido. 
Recomenda-se também a presença de uma doula, que irá se dedicar 100% à parturiente, dando suporte físico e emocional. 

EQUIPE HUMANIZADA NA CASA DE PARTO

Não há médicos na casa de parto, apenas enfermeiras obstetras e obstetrizes. A mulher pode levar uma doula para acompanhá-la, responsabilizando-se integralmente por seus honorários.

DOULA NO PARTO: TER OU NÃO TER?

QUER MAIS INFORMAÇÕES/RECEBER NOVIDADES SOBRE GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO?

Obrigado! Em breve entraremos em contato!

bottom of page