top of page

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM(A) MÉDICO OBSTETRA E UMA ENFERMEIRA OBSTETRA?

Por que as equipes humanizadas têm esses dois profissionais para assistir ao parto 

Como explicamos em QUEM É QUEM NA EQUIPE HUMANIZADA, o(a) obstetra é o médico que se especializou em ginecologia e obstetrícia, enquanto a enfermeira obstetra, também conhecida como parteira ou parteira urbana, cursou a faculdade de enfermagem e se especializou também na área de obstetrícia. Há também a obstetriz, que exerce o mesmo papel, porém com a formação diferente, pois é graduada em Obstetrícia. Tanto enfermeira obstetra quanto obstetriz são autorizadas por lei a assistir partos de baixo risco, somente acionando o médico se houver necessidade.

No parto humanizado, acreditamos que ter um(a) obstetra atuando em conjunto com uma enfermeira obstetra/obstetriz é a fórmula para garantir um trabalho de parto e parto seguros e com uma redução drástica de riscos e necessidade de intervenção. 

Recomenda-se que a enfermeira obstetra/obstetriz vá  à casa da gestante logo no início do trabalho de parto para monitorar mãe e bebê e decidirem o melhor momento para irem para maternidade e se encontrarem com o(a) médico(a) obstetra. 

 

É também a enfermeira obstetra/obstetriz que é responsável por fazer a primeira consulta pós-parto domiciliar, que compreende em avaliar mãe e bebe após o parto. Caso seja necessário, ela pode auxiliar com a amamentação, orientando e dando suporte à nova mãe. Ela também pode aplicar laserterapia, comprovadamente eficiente para acelerar o processo de cicatrização de possíveis lacerações do parto normal, corte da cesárea e fissura nos mamilos.

FOTO DE DOULA + PACIENTE

laserterapia.jpg

Aplicação de laserterapia nas mamas

QUER MAIS INFORMAÇÕES/RECEBER NOVIDADES SOBRE GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO?

Obrigado! Em breve entraremos em contato!

bottom of page