top of page

OS 14 PRINCIPAIS CUIDADOS COM O BEBÊ RECÉM-NASCIDO

Confira um guia completo dos primeiros cuidados com o bebê após o parto

CUIDADOS COM O BB.jpg

Como cuidar e proteger aquele pacotinho de amor que acaba de chegar? O bebe é considerado recém-nascido até completar 28 dias de vida. Confira quais são os 14 principais cuidados que você deve ter com ele:

1 - DO ÚTERO AO COLO

Salvo as situações de risco, o bebe sai do útero e vai direto para o colo da mãe, que já pode alimentá-lo. Esse primeiro contato, pele com pele, é essencial para estabelecer o vínculo e para que o bebe reconheça, a sua maneira, que ainda está com aquela que o carregou nos últimos meses.

2 - ESTIMULE A AMAMENTAÇÃO DESDE O PRIMEIRO MINUTO

Mesmo que o bebê não sugue no início, o importante é estimular o contato pele a pele, pois ele torna mais fácil a amamentação. Pediatras humanizados são pró-amamentação, incentivam e orientam para que este momento seja o mais especial possível. É importante não dar nada, nem uma formula láctea, para que ele seja incentivado e estimulado a mamar. Uma consultoria de amamentação é indicada para as mães que estiverem com dificuldade.

3 - ESPERE 48 HORAS PARA DAR O PRIMEIRO BANHO

O bebê não sai sujo de dentro do útero. Essa secreção esbranquiçada é o que o protegeu ao longo de toda a gestação e tem um potencial hidratante e protetor de pele incomparável com qualquer cosmético que tenha sido criado aqui fora. Dá pra limpar um pouquinho o sangue, mas o indicado é esperar pelo menos 48 horas para dar banho. Caso esteja na maternidade, solicite que o banho seja feito pelo casal.

 

4 - FAÇA TODOS OS EXAMES RECOMENDADOS AINDA NA MATERNIDADE E DÊ AS PRIMEIRAS VACINAS
 

Além do famoso teste do pezinho, o bebê faz também os testes do olhinho, coraçãozinho e linguinha para checar se há doenças congênitas, síndromes ou alguma outra ameaça à saúde. Eles também são vacinados ainda no hospital contra a hepatite B e tomam a BCG, que protege da tuberculose.

 

CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DE VACINAÇÃO

Se você optar pelo parto domiciliar, o teste do pezinho deverá ser feito em laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério da Saúde e a coleta do sangue em maternidades ou postos de saúde, entre o seguindo e quinto dia de nascimento. O "teste do olhinho" deverá ser feito na primeira consulta com o pediatra e o da "orelhinha" até o terceiro mês por um(a) fonoaudiólogo(a). É importante lembrar que os pais devem registrar o bebê em até 15 dias após o nascimento no cartório mais próximo, tendo em mãos a DNV (declaração de nascido vivo), que pode ser assinada pela enfermeira obstetra. 

5 - ESTIMULE DESDE O INÍCIO O VÍNCULO PATERNO
 

Que tal dar um banho de chuveiro com o bebe totalmente encostado no peito do pai. Como o pai não amamenta, esse contato pele a pele é ainda mais importante para o vinculo e estimular o reconhecimento e confiança do bebe. 

 

6 - RESTRINJA AS VISITAS  

 

Os médicos desencorajam visitas no primeiro mês de vida, mas caso queira receber alguém, certifique-se de que a pessoa esteja saudável e de que as visitas sejam curtas, em torno de 15 minutos. Todos tem que lavar as mãos imediatamente antes de tocar no bebê. A mesma regra vale para os pais.

Lembrando que em tempos de pandemia de coronavírus a recomendação é não fazer visitas para ninguém, muito menos para bebês e puérperas. 

7 - MANTENHA O LAR TRANQUILO E HIGIENIZADO

O bebe acaba de sair de um ambiente de pura paz, o útero materno. Por isso, a casa deve ser igualmente tranquila e silenciosa nos primeiros dias de vida, especialmente durante a amamentação e na hora de dormir. A higiene é sempre bem-vinda, mas com um recém-nascido em casa os cuidados devem ser redobrados. 

8 - PREPARE-SE PARA UMA CHUVA DE COCÔ E MUITA TROCA DE FRALDA


O período é de consumo intenso de fraldas, porque eles farão cocô cerca de oito vezes por dia. Na hora de fazer a troca, evite lenços umedecidos, que contém químicos que podem irritar a pele do bebê. Prefira algodão e água morna. Meninos e meninas devem ser sempre limpos da frente para trás, e no caso deles o prepúcio não deve ser forçado para baixo. A limpeza é sempre suave.

9 - HIGIENIZE O COTO UMBILICAL ATÉ ELE CAIR

Geralmente o resquício do cordão umbilical cai até o 15º dia de vida. Até lá, é preciso higienizar bem a base dele, mais próxima da pele, com álcool 70% a cada troca de fraldas. É normal sair um pouco de sangue.

10 - LEVE O BEBÊ AO PEDIATRA OU TRAGA A ENFERMEIRA OBSTETRA/OBSTETRIZ ATÉ ELE

 

Na primeira semana após a alta hospitalar, para avaliar a amamentação e a saúde do bebê. Nesse encontro o médico estabelece o ritmo das próximas visitas, que geralmente ocorrem no 10º dia, no  30º dia e, depois, mensalmente, pelo menos durante o primeiro ano do bebê. 

De acordo com o SUS (Lei 7498/86), as enfermeiras obstetras ou obstetrizes estão aptas para fazer a puericultura (medir, pesar, orientar sobre o desenvolvimento e amamentação e identificar problemas de saúde-doença). Esse acompanhamento pode ser domiciliar. 

11- NÃO LIMPE A BOCA NEM OS OUVIDOS DO BEBÊ

O ouvido não deve ser limpo, basta passar depois do banho a própria toalha ou um cotonete de maneira  bem delicada na parte externa da orelha, que depois precisa ser bem secada. Os lábios, é claro, podem ser higienizados depois da mamada, mas não há necessidade de lavar o interior da boca, mesmo que haja uma camada de resquícios de leite na língua do bebê. Essas bactérias que se formam são extremamente necessárias para que ele desenvolva anticorpos. 

12 - MANTENHA SEMPRE A CABEÇA DO BEBÊ MAIS ELEVADA QUE O RESTO DO CORPO AO SEGURÁ-LO

 

Como nessa fase é muito comum ter refluxo, a cabeça deve estar sempre mais elevada do que o resto do corpo. O pequeno ainda não tem força para sustentar a cabeça, por isso os pais devem sempre segurá-la com as mãos. Algumas posições também ajudam a aliviar as cólicas e o sling (carregador de bebê) é um ótimo aliado. 

Na hora colocá-lo para dormir, não o deixe de barriga para cima, para evitar que o refluxo cause asfixia (SPB morte súbita do bebê). O ideal é fazer um ninho, sem travesseiros, e colocá-lo sempre de lado. A cama compartilhada é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, mas se você tem medo de deixar o bebê na cama com vocês, pode deixá-lo em um carrinho ou moisés ao lado, também. 

13 - DÊ BANHOS DE SOL, MAS COM CAUTELA

 

Os banhos de sol fazem bem e diminuem icterícia. Devem ser breves, por volta de 20 minutos por dia, usando body de manga curta, deixando as perninhas de fora, e protegendo o rosto. O melhor horário é por volta das 11h da manhã. Mesmo a claridade natural indireta já ajuda.

14 - CUIDAR DA MÃE DO BEBE É IMPRESCINDÍVEL

Esse é um período muito tenso para os pais, especialmente para a mãe, que amamenta e muitas vezes fica sobrecarregada com a demanda constante do filho. O pai precisa participar ativamente e a família toda dar suporte, criando uma verdadeira rede de apoio. 

QUER MAIS INFORMAÇÕES/RECEBER NOVIDADES SOBRE GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO?

Obrigado! Em breve entraremos em contato!

bottom of page